Have an account?

PRIMEIRO CONGRESSO DE PASTORES

Acesse o link abaixo e saiba mais sobre o 1o Congresso Internacional de Pastores e Obreiras da IPDA.

I M P E R D I V E L

http://www.ipda.com.br/nova/finaldeano/index02.html
God Bless you all !!!



Palavra de Deus para hoje

terça-feira, 13 de abril de 2010

Etapas da gravacao de Disco

2 - A escolha do Maestro ou Arranjador.

O Maestro ou Arranjador, é a figura que ira transformar uma composicao ou quem sabe uma tentativa de fazer musica em uma musica com todas as letras, dar roupagem a um projeto, tirar do papel um sonho, etc. É uma das escolhas mais importantes dentro processo da gravacao. Hoje em día temos no mercado exelentes maestros evangelicos que é o nosso caso; vou citar apenas alguns: Marinho Brazil, Edielson Aureliano, Melk, Edvaldo Marafon, Misael Passos, Misa JR, Paulo Andara, Ezequiel Matos, e muitos outros que estao arrebentando no bom sentido da palavra. O procedimento quase sempre é igual, o maestro recebe a fita, cd, etc., com as composicoes quase sempre acompanhadas com apenas um violao ou teclado base. É importante que as composicoes nao venham com arranjos, porque senao voce acaba atrapalhando o processo de criacao do maestro, mesmo porque voce poderá mudar alguma coisa antes do comeco das gravacoes caso nao esteja contente, quando o maestro apresentar uma mostra do arranjo para aprovacao ou nao do interprete e tambem para ajustes finais como o tom das musicas, andamento, metrica, etc. Os maestros que estao ativos no mercado, levam geralmente de 7 a 15 dias para deixarem os arranjos prontos para o comeco das gravacoes. A maioria dos que eu conheco, deixam os arranjos das coberturas para depois das bases, porque neste momento se tem uma melhor ideia de como estao as musicas. É sem duvida uma grande responsabilidade esta funcao! Porque o maestro nao apenas terá que cuidar da criacao de arranjos, como tambem definirá o estilo, levadas e principalmente cuidar para que nao haja nenhum erro de harmonía, metrica, enfim, a responsabilidade é toda dele. Geralmente os maestros cobram os arranjos por musica, e tambem de acordo com a proposta do projeto. Se o projeto envolver gravacao de metais (Trompete, sax, trombone, etc.), cordas (violinos, violas, cello, etc.), o preco pelo arranjo certamente será outro, devido a complexidade que envolve este processo. Eu ja tive o privilegio de fazer alguns arranjos e é uma delicia, pois depois de pronto é uma emocao indescritivel a que se sente, principalmente se as coisas sairem bem. Existe uma outra figura que é a do produtro musical. Aqui no Brasil ainda nao esta bem definido o ramo de atuacao deste individuo! Geralmente aqui ele tem mais funcoes administrativas e a de dar palpites que nem sempre sao legais,rsrsrsrsr. Mas la nos EUA, eles sao pessoas altamente capacitadas com conhecimento musical e tecnico e estao um posto acima do maestro ou maestros de grandes producoes musicais. No Brasil, gracas a Deus temos alguns produtores que estao dando passos importantes nesta direcao, mas a maioria sao musicos frustrados, ou familiares dos cantores, pessoas com o ego maior do que a capacidade deles, e que lamentavelmente atrapalham e muito o arranjador e consequentemente o resultado final do projeto. Por hoje é só, mas espero que tenha ajudado de alguma forma. Se voce tiver alguma sugestao ou duvida, porfavor escreva pra mim!
Deus abencoe a todos em nome de Jesus.

Junior Rubio
rubiojunior111@hotmail.com

0 comentários:

Partes de uma Concentracao que realizamos na India no ano de 2009. Inesquecivel !!!